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Transformação Digital: Entenda Porque Vale a Pena passar por este Processo

23/09

Transformação Digital: Entenda Porque Vale a Pena passar por este Processo. Neste artigo, explico os motivos pelos quais sua empresa deve estar preparada para se adaptar à transformação digital. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

A cada dia que passa, a tecnologia modifica e transforma a forma como as pessoas se relacionam e fazem suas tarefas. E algo que ficou bastante claro após o início da pandemia causada pelo coronavírus foi que as empresas que ainda não se adaptaram às novas tecnologias e não passaram pela transformação digital perderam espaço no mundo competitivo dos negócios. É inegável, a tecnologia mudou a forma como as empresas fazem negócios.

É por isso que, independente do tamanho e segmento de atuação de uma empresa, se ela deseja verdadeiramente permanecer no mercado obtendo ótimos resultados, é imprescindível estar preparada para atender às demandas de um novo mundo profundamente digital.

Fique comigo até o final deste artigo e descubra como fazer com que sua empresa fique preparada para se adaptar à transformação digital. Vamos lá?

O que é a transformação digital


A transformação digital é basicamente o ato de usar tecnologia para otimizar processos, solucionar problemas e inovar de forma estratégica dentro das organizações. É a forma como as empresas aperfeiçoam seus processos e criam uma ruptura nos padrões existentes por meio do uso de recursos tecnológicos.

No entanto, é importante o empresário compreender que a transformação digital não se trata apenas de uma mudança dos processos e das ferramentas utilizadas na empresa. A transformação digital vai além, pois busca alterar a cultura e o mindset (mentalidade, forma de pensar) tanto das organizações como de seus colaboradores.

Nesse processo de criação de uma nova mentalidade, é necessário entender que muitos processos utilizados por muito tempo na organização serão substituídos por novos processos.

Razões pelas quais vale a pena passar por este processo


É no processo de mudança de cultura e de mindset que infelizmente empresas com mais tempo de mercado acabam fracassando, pois não conseguem lidar com a barreira de resistência criada pelos colaboradores. O ideal nesses casos é fazer com que todos os envolvidos na organização entendam as reais razões para aderir à transformação digital.

Listamos abaixo as 3 principais razões para aderir à transformação digital:

1 - Aumento na Produtividade e Melhora da comunicação interna

Por meio da transformação digital, é facilmente possível ter uma organização mais produtiva criando processos automatizados e fluxos de trabalho que tragam experiências únicas não só para os clientes internos (colaboradores) mas também para os clientes externos (consumidores).

Aderindo ao uso de serviços de armazenamento de dados e documentos na nuvem, os colaboradores podem acessar informações relevantes a qualquer momento e de qualquer lugar.

Quando a uma colaboração e interação maior entre a equipe, as empresas ganham agilidade e produtividade em suas ações e melhoram consideravelmente a sua comunicação interna.

2 - Redução de custos

A partir do momento que a transformação digital é aplicada de forma correta, os custos da empresa podem ser eliminados.

Segundo alguns dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), existe uma previsão de que até 2025 o impacto da transformação digital permitirá uma redução de 10% a 40% nos custos da manutenção das indústrias.

Isso já pode ser percebido atualmente por meio do aumento da durabilidade das máquinas, decorrente de programas eficientes de identificação de falhas, os quais evitam a quebra dos equipamentos por meio de uma análise preventiva.

Ou seja, a transformação digital pode verdadeiramente ajudar as empresas a reduzir custos impactando positivamente no financeiro da organização.

3 - Melhora a experiência do cliente

Conforme a tecnologia avança e muda como os negócios são feitos, os consumidores também continuam mudando e se tornando ainda mais exigentes quanto aos produtos e serviços que serão utilizados. Por isso, saber gerar valor para o cliente, proporcionando uma experiência encantadora, é ponto culminante para o sucesso de qualquer negócio.

Na transformação digital, isso é possível, já que ela é capaz de capturar dados relevantes de seus consumidores a fim de que seja possível entender seus desejos. Esses dados podem ser obtidos por ferramentas como o CRM.

No momento que empresa passa a interagir melhor com seus clientes, consequentemente novas e eficazes estratégias de relacionamento personalizado podem ser desenvolvidas. Isso melhora a experiência e gera mais valor ao cliente.

As redes sociais, por exemplo, estão entre as diversas soluções inovadoras e simples de serem implementadas que existem atualmente. Elas são uma excelente forma de atrair clientes e expandir projetos. Outro fator importante sobre as redes sociais é que elas servem como importantes canais de comunicação para otimizar o relacionamento com o consumidor. Ou seja, ao organizar uma estratégia digital, é possível obter recursos para divulgar a marca e atingir um alcance exponencial.

Como fazer uma Transformação Digital


Infelizmente, quando se trata da implementação da transformação digital, o maior erro cometido pelas empresas ainda está na esfera de não realizar um planejamento adequado.

Afinal, o processo de mudança apresenta grande complexidade interna.

Para que as empresas de fato consigam implementar a transformação digital em seus negócios e obtenham aumento na performance de trabalho, bem como em seus resultados, é necessário realizar algumas ações, que incluem:

1 - Adotar uma cultura de transformação

As empresas só podem ser assertivas na transição para a transformação digital se estiverem de fato abertas e dispostas a adaptar-se às mudanças no uso de novas tecnologias. Por isso, é importante que os gestores saibam como aplicar uma cultura de transformação em suas organizações.

Também é importante salientar que esse, como qualquer outro processo de cultura, infere na mudança/substituição de velhos hábitos, ou seja, é necessário calma e compreensão durante esse momento, pois demanda tempo.

Para que as estratégias alcancem as expectativas, é necessário que as empresas desenvolvam uma comunicação eficaz a fim de que os colaboradores em todos os níveis e setores estejam alinhados com as novas perspectivas do negócio.

É somente a partir dessa integração que a identificação de falhas e a correção de rotas poderá ser realizada de forma assertiva.

2 - Investimento em capacitação

Ao começar o processo de transição, o que pode ser notado em algumas empresas é que as equipes não são capacitadas o suficiente para aplicar os novos recursos e fazer com que eles otimizem a melhoria do negócio.

Por isso, é fundamental aprimorar desde o início o processo de onboarding da empresa para o que o nível de capacidade dos novos colaboradores esteja alinhado às novas necessidades da empresa.

Outro ponto chave é que as empresas precisarão oferecer mais capacitação aos seus colaboradores a fim de que eles estejam aptos a compreender as mudanças e possam responder positivamente a elas aumentando consideravelmente sua performance no trabalho.

Quando a empresa passa a fornecer mais conhecimento aos colaboradores, ela permite que os processos deixem de ser centralizados e possibilita mais autonomia. E, com certeza, ter uma cultura de trabalho colaborativo é essencial para que os colaboradores possam contribuir na solução eficaz de possíveis obstáculos que serão encontrados.

Se as empresas buscam crescer e se adaptar à transformação digital, é fundamental que elas entendam a importância de investir em seu capital humano.

3 - Escolher as Ferramentas

Fazer a escolha e identificar quais são as ferramentas ideais para otimizar os seus serviços é fundamental para trazer melhores resultados para o negócio.

Como existem diversas opções e variedades de ferramentas no mercado, é muito importante estar atento para não adquirir ferramentas irrelevantes para a empresa e dessa forma obter um aumento desnecessário dos custos do negócio.

Uma boa forma de identificar quais as melhores ferramentas é analisar aquelas que possuem maior aceitação no mercado.

A partir do momento em que a ferramenta é adquirida, é necessário que ela passe por período de testes a fim de que seja possível identificar se a ferramenta está realmente auxiliando a empresa no que se propõe. Caso não esteja, troque a ferramenta e continue testando.

Outro ponto importante é que as ferramentas adquiridas podem passar por atualizações constantes. Ou seja, novas alternativas poderão surgir para atender melhor àquilo que é necessário para sua empresa. Por isso, esteja sempre antenado ao mercado, pois a transformação digital é um processo constante.

Conclusão

Uma coisa é certa: as empresas querendo ou não querendo, a transformação digital é uma realidade. O que é importante agora é entender qual o nível de maturidade da sua empresa no digital e pensar nas próximas estratégias para acelerar e aplicar as mudanças necessárias.

Lembre-se que mais do que um fim em si mesma, a transformação digital passou a ser o melhor caminho para alcançar metas e resultados para as empresas.

Sua empresa está pronta para a transformação digital?

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Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.


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