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04 Principais Tipos de Indicadores de Desempenho para sua Empresa

27/12

04 Principais Tipos de Indicadores de Desempenho para sua Empresa. Neste artigo, você conhecerá os 04 principais indicadores de desempenho para utilizar na sua Empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!

Conteúdo:

Se eu fosse até a sua empresa hoje, e te perguntasse como você faz para saber se as suas estratégias de negócio estão favorecendo ou não o alcance dos resultados desejados, qual seria a sua resposta? Infelizmente, muitos empresários não saberiam o que responder.

O problema do “eu não sei'' é que ele revela que esses empresários não avaliam a performance da empresa por meio de indicadores de desempenho. Ou seja, eles são incapazes de conseguir fazer melhorias efetivas em seu negócio.

Como existem diversos indicadores que você pode implementar na sua empresa, compilei neste artigo os 4 principais que podem realmente te ajudar. Vamos lá?!

O que são os Indicadores de Desempenho?


Sendo um empresário, não há dúvidas que em algum momento você já ouviu falar a respeito dos indicadores de desempenho, mas, talvez, desconheça o que de fato eles são.

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicator), nada mais são do que uma métrica que quantifica o desempenho de uma empresa, de acordo com seus objetivos estratégicos e organizacionais. Em outras palavras, os indicadores são como termômetros que verificam a efetividade das ações desempenhadas na empresa utilizando como base as metas do planejamento estratégico.

Um erro comum cometido por algumas empresas é de adotar indicadores sem nenhuma lógica estratégica ou que não reflitam de maneira alguma a realidade da empresa. Até ao final deste artigo, quero falar sobre os erros que podem ser cometidos no que se refere aos indicadores de desempenho.

Por que a Utilização de Indicadores de Desempenho é tão Importante?


Acredito que até você já tenha conseguido pensar em como os indicadores são fundamentais para uma empresa. Mesmo assim, quero descrever de forma breve algumas das razões pelas quais considero ser tão importante a utilização dessa ferramenta em qualquer negócio.

1 - Monitorar a saúde financeira da Empresa:

Por meio de indicadores de desempenho é possível não somente diagnosticar problemas na saúde financeira da empresa, mas também encontrar os melhores caminhos para resolvê-los.

2 - Identificar e analisar processos que podem ser melhorados:

Assim como o pai da Administração Peter Drucker disse uma vez: “O que pode ser medido, pode ser melhorado”. Quando se trata da utilização dos indicadores de desempenho, isso é uma verdade, pois eles são capazes de identificar gargalos nos processos a fim de torná-los mais eficazes e eficientes. A melhoria contínua é real aqui.

3 - Solucionar problemas e aproveitar oportunidades de mercado:

Os indicadores de desempenho permitem que a empresa consiga reconhecer e identificar oportunidades de negócios por meio da solução de problemas para seus clientes.

Essas são apenas 03 razões que comprovam o quão vantajosa pode ser a implementação e utilização de Indicadores na sua empresa.

04 Principais Tipos de Indicadores de Desempenho


Agora que você entende melhor o que são os indicadores de desempenho, você está preparado para conferir quais são os 4 principais tipos de indicadores de desempenho.

1 - Indicadores de Produtividade:

Os indicadores de produtividade geralmente se referem ao desempenho da empresa ou de algum departamento específico em relação à utilização de recursos em determinado processo de produção.

Em outras palavras, os indicadores de produtividade analisam o quanto a empresa consegue produzir utilizando o mínimo de recursos possíveis, ou seja, fazer mais com menos.

Entre os benefícios desse indicador estão:

  • Aumento da assertividade nas decisões diárias;
  • Acompanhamento efetivo das equipes;
  • Maior exatidão na definição de metas.

Exemplo: Número de contatos realizados para a venda.

2 - Indicadores de qualidade:

Os indicadores de qualidade são os indicadores responsáveis por averiguar a qualidade dos processos e dos produtos finais. Eles servem para identificar não-conformidades nas entregas. Indicadores desse tipo tratam basicamente da relação entre saídas totais e saídas com desvios ou defeituosas.

Alguns de seus benefícios específicos:

  • Reagir de forma rápida as críticas direcionadas a empresa;
  • Fazer melhor uso dos recursos do negócio;
  • Realizar melhorias na qualidade do serviço prestado.

Exemplo: número de mercadorias produzidas com defeito, porcentagem de entregas com atraso, número de solicitações de cliente não atendidas e etc..

3 - Indicadores de Capacidade:

Indicadores de capacidade mostram o quanto a empresa, ou a equipe, ou até mesmo um funcionário é capaz de produzir durante um determinado espaço de tempo. Ou seja, eles se referem ao quanto de entrega se consegue fazer em um prazo específico.

Exemplo: Quantidade de atendimentos realizados por dia, número de peças produzidas a cada hora, e etc..

4 - Indicadores Estratégicos:

Os indicadores de desempenho estratégicos, como o próprio nome já diz, estão diretamente relacionados ao planejamento estratégico da empresa. Ou seja, eles têm relação direta com os objetivos mais amplos de uma organização, pensados a médio e a longo prazo.

Exemplos: Margem de Lucro, Turnover, etc..

Ao adotar esses 4 principais tipos de indicadores de desempenho na sua empresa, o seu negócio se tornará capaz de fazer melhorias nos processos e chegar mais rápido aos objetivos traçados. Porém, é preciso estar atento para não cometer erros ao escolher os indicadores de desempenho para o seu negócio.

Erros comuns cometidos ao escolher os indicadores


Confira a seguir os erros que você precisa se ater para não cometer ao iniciar o processo de definição de indicadores de desempenho para a sua empresa.

1 - Utilizar somente os indicadores mais simples:

De fato, alguns indicadores de desempenho vão exigir mais trabalho do que outros, porém, a quantidade de esforço necessária deve ser considerada conforme a importância do indicador para o atingimento dos objetivos da empresa.

2 - Mensurar o que não é tão relevante:

Se você não utiliza alguma metodologia que o ajuda a priorizar os projetos e as atividades na empresa, como, por exemplo, a Matriz GUT, você corre o risco de perder tempo medindo o que não é tão relevante para a empresa, pelo menos no período específico.

Uma sugestão para não se perder (além de implementar a Matriz GUT ou outro método de priorização de projetos e tarefas) é listar as etapas necessárias para alcançar um objetivo específico e se atentar aos indicadores que irão avaliar se cada etapa está sendo concluída.

3 - Definir Indicadores de Desempenho sem o apoio da equipe:

Esse não é um erro apenas de gestão, mas de liderança!

Muitos empresários acabam ficando tão envolvidos em sua busca por alcançar os objetivos da empresa que acabam definindo os indicadores de desempenho sem compartilhar a visão com a sua equipe. A aceitação da equipe é igualmente importante para a definição dos indicadores de desempenho certos.

Uma dica para conseguir acertar aqui é envolver a equipe e incorporá-la no processo de definição dos indicadores. Uma gestão colaborativa é sempre a melhor resposta quando é necessário implementar novas ideias.

Conclusão

Acredito que as informações que acabei de compartilhar com você neste artigo são no mínimo suficientes para você começar hoje mesmo a planejar e a implementar indicadores de desempenho na sua empresa.

Lembre-se de se ater aos erros que podem ser cometidos, porém, tenha em mente que não existem indicadores perfeitos.

Boa sorte em sua jornada, e, forte abraço!

Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão de Negócios e Master Trainer.

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